Semone Garcia
A educação contemporânea dispõe de diversos mecanismos tecnológicos aptos a tornar o aprendizado mais interessante e estimulante. O uso da internet/computador permite que professores e alunos possam utilizar de mídias variadas, como filmes, músicas, fotos, blog, redes sociais fazendo com que o debate em sala de aula - e conseqüentemente o processo de construção do conhecimento - ultrapasse os limites dos livros didáticos e apostilas. No entanto, se os professores tiverem dificuldade esta parceria entre educação e tecnologia será muito difícil de ser efetivada.
Portanto a tecnologia nos desafiam a buscar ações inovadoras e a repensar o nosso papel de educadores no atual contexto. Pedro Demo afirma na entrevista que “ A pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto. Que mexa com as novas linguagens, que tenha blog, que participe desse mundo – isso é fundamental”. Ou seja, é necessário que o professor acompanhe os avanços tecnológicos e os novos instrumentos disponíveis na internet. Alguns já até admitem utilizar o computador e a internet para preparar as suas aulas, mas não conseguem ainda utilizar as mesmas nas suas atividades em sala de aula, como instrumento pedagógico.
Não só os professores mas, as escolas também necessitam de adequação. Dessa forma, a configuração das escolas atuais pede laboratórios de informática, onde o computador não seja usado para fins de aprendizado operacional, mas como ferramenta pedagógica. Conforme as colocações de Pedro Demo se a escola não explorar as oportunidades que o novo meio oferece, ela se distancia da realidade do aluno, o que seria responsável pelo desinteresse e pelo déficit de atenção. Então cabe a nós professores nos apropriarmos desse mundo despertando assim o interesse do aluno pela escola já que ambos utilizará dos mesmos instrumentos. Na verdade o professor falará a mesma língua do aluno. Esse é o objetivo de participar dessa capacitação - apropriar do mundo virtual como ferramenta pedagógica.
1 Response
  1. Semone,
    Concordo com as idéias defendidas por você em seu texto. O professor tem que falar a língua dos alunos e para que isso ocorra faz-se necessário o professor apropriar-se das inovações.
    Parabéns!
    Eliana


Postar um comentário