Semone Garcia

Ao iniciar o curso das TICs tive a imagem que seria mais um daqueles cursos que falam muito mas, na verdade se aprende pouco. No primeiro encontro não tive muita dificuldade por ter alguma afinidade com as tecnologias. Pensei esse aqui vai ser moleza!

Eu nem sabia o que estava por vir... Logo veio aquelas agendas lotadas de atividades e prazos para cumprir. Acredito que essa foi a maior dificuldade no decorrer do curso. Os recadinhos da tutora o prazo está expirando. Olhei para o lado os colegas na mesma situação, ufa! Não estou tão mal assim. Quando pensei que estava terminando , olha o memorial para fazer. Jesus!

Enfim o curso proporcionou um aprendizado significativo superando minhas expectativas iniciais. Aprendi utilizar o hipertexto, inserir aulas do slideshare (esse eu achei o máximo pois, tinha curiosidade de como inserir), inserir aula no portal do professor que por sinal foi meio complicadinho mas, fui tentando, perguntando até conseguir. Acredito que todos passaram por algum tipo de dificuldade e comigo não foi diferente.

A tecnologia já fazia parte da minha prática pedagógica mas, no entanto, as aulas não eram tão ricas em recursos como agora que o leque de ferramentas ampliou e posso utilizar de vários recursos para alcançar o objetivo esperado.

Através desse curso quero dar continuidade aos estudos sobre as Tics na educação aprimorando cada vez mais a prática pedagógica.

Valeu! Obrigada a todos inclusive a tutora Elisângela que demonstrou muito empenho no nosso aprendizado.

Semone Garcia


Todo o processo vivido na escola faz parte do currículo, é um conjunto contínuo de situações de aprendizagem. É um conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar. Assim, o currículo não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento a experiências do dia a dia. Saiba mais.

A introdução das tecnologias no currículo pode se dá de forma dinâmica através da busca de novos conhecimentos pelos alunos e de maneiras diversificadas de ensino pelo professor. Além de facilitar a aprendizagem leva também os discentes a interagir com os outros alunos a realidade da sociedade exigente e competitiva. Portanto, as tecnologias podem enriquecer ambientes de aprendizagem, quando os alunos interagem com objetos desse ambiente, podendo construir seu conhecimento, aprendendo através do computador, desenvolvendo o raciocínio ou resolvendo situações problemas.

Através das novas tecnologias podemos utilizar dando ênfase as nova atividades realizando muitas metodologias na aprendizagem do aluno desenvolvendo a capacidade de pensar no ensino e na gestão da sala de aula. As tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica para tanto é necessário está de acordo com o currículo.