Semone Garcia
Semone Garcia


http://pt.wikipedia.org/wiki/Site



  • Iceweasel - é um browser para a Internet de código aberto exclusivamente destinado às distribuições Linux baseadas no Debian. É quase idêntico ao Mozilla Firefox, que não pode ser distribuido juntamente com o Debian por ter a marca e o ícone patenteados pela Fundação Mozilla, uma vez que o conteúdo distribuído com o Debian deve ser totalmente livre. O nome foi proposto por oposição ao significado da palavra Firefox (literalmente, "raposa de fogo", um dos nomes do panda vermelho). "Iceweasel" significa literalmente "doninha de gelo".

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Site

  • Considerações: Após a pesquisa proposta conclui que muito desses termos faz parte do nosso cotidiano, mas no entanto não temos conhecimento do que é realmente.

Semone Garcia

Ao iniciar o curso das TICs tive a imagem que seria mais um daqueles cursos que falam muito mas, na verdade se aprende pouco. No primeiro encontro não tive muita dificuldade por ter alguma afinidade com as tecnologias. Pensei esse aqui vai ser moleza!

Eu nem sabia o que estava por vir... Logo veio aquelas agendas lotadas de atividades e prazos para cumprir. Acredito que essa foi a maior dificuldade no decorrer do curso. Os recadinhos da tutora o prazo está expirando. Olhei para o lado os colegas na mesma situação, ufa! Não estou tão mal assim. Quando pensei que estava terminando , olha o memorial para fazer. Jesus!

Enfim o curso proporcionou um aprendizado significativo superando minhas expectativas iniciais. Aprendi utilizar o hipertexto, inserir aulas do slideshare (esse eu achei o máximo pois, tinha curiosidade de como inserir), inserir aula no portal do professor que por sinal foi meio complicadinho mas, fui tentando, perguntando até conseguir. Acredito que todos passaram por algum tipo de dificuldade e comigo não foi diferente.

A tecnologia já fazia parte da minha prática pedagógica mas, no entanto, as aulas não eram tão ricas em recursos como agora que o leque de ferramentas ampliou e posso utilizar de vários recursos para alcançar o objetivo esperado.

Através desse curso quero dar continuidade aos estudos sobre as Tics na educação aprimorando cada vez mais a prática pedagógica.

Valeu! Obrigada a todos inclusive a tutora Elisângela que demonstrou muito empenho no nosso aprendizado.

Semone Garcia


Todo o processo vivido na escola faz parte do currículo, é um conjunto contínuo de situações de aprendizagem. É um conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar. Assim, o currículo não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento a experiências do dia a dia. Saiba mais.

A introdução das tecnologias no currículo pode se dá de forma dinâmica através da busca de novos conhecimentos pelos alunos e de maneiras diversificadas de ensino pelo professor. Além de facilitar a aprendizagem leva também os discentes a interagir com os outros alunos a realidade da sociedade exigente e competitiva. Portanto, as tecnologias podem enriquecer ambientes de aprendizagem, quando os alunos interagem com objetos desse ambiente, podendo construir seu conhecimento, aprendendo através do computador, desenvolvendo o raciocínio ou resolvendo situações problemas.

Através das novas tecnologias podemos utilizar dando ênfase as nova atividades realizando muitas metodologias na aprendizagem do aluno desenvolvendo a capacidade de pensar no ensino e na gestão da sala de aula. As tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica para tanto é necessário está de acordo com o currículo.

Semone Garcia
A educação contemporânea dispõe de diversos mecanismos tecnológicos aptos a tornar o aprendizado mais interessante e estimulante. O uso da internet/computador permite que professores e alunos possam utilizar de mídias variadas, como filmes, músicas, fotos, blog, redes sociais fazendo com que o debate em sala de aula - e conseqüentemente o processo de construção do conhecimento - ultrapasse os limites dos livros didáticos e apostilas. No entanto, se os professores tiverem dificuldade esta parceria entre educação e tecnologia será muito difícil de ser efetivada.
Portanto a tecnologia nos desafiam a buscar ações inovadoras e a repensar o nosso papel de educadores no atual contexto. Pedro Demo afirma na entrevista que “ A pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto. Que mexa com as novas linguagens, que tenha blog, que participe desse mundo – isso é fundamental”. Ou seja, é necessário que o professor acompanhe os avanços tecnológicos e os novos instrumentos disponíveis na internet. Alguns já até admitem utilizar o computador e a internet para preparar as suas aulas, mas não conseguem ainda utilizar as mesmas nas suas atividades em sala de aula, como instrumento pedagógico.
Não só os professores mas, as escolas também necessitam de adequação. Dessa forma, a configuração das escolas atuais pede laboratórios de informática, onde o computador não seja usado para fins de aprendizado operacional, mas como ferramenta pedagógica. Conforme as colocações de Pedro Demo se a escola não explorar as oportunidades que o novo meio oferece, ela se distancia da realidade do aluno, o que seria responsável pelo desinteresse e pelo déficit de atenção. Então cabe a nós professores nos apropriarmos desse mundo despertando assim o interesse do aluno pela escola já que ambos utilizará dos mesmos instrumentos. Na verdade o professor falará a mesma língua do aluno. Esse é o objetivo de participar dessa capacitação - apropriar do mundo virtual como ferramenta pedagógica.
Semone Garcia

O assunto abordado na aula de História foi Guerra no Paraguai , tópico relevante quando estuda-se fim da monarquia no Brasil. O recurso do vídeo foi interessante e contextualizou a aula. Agora em relação a transição de slides modo automático com tempo zero segundo para slides compostos de texto é impossível a leitura dos mesmos.

O professor tem que está atento ao configurar sua apresentação. Na verdade quando fui configurar verifiquei que conforme os comandos da atividade minha aula correria risco de ser um fracasso, então configurei com uma transição com o tempo maior.

Assim como as demais aulas que fiz uso dos recursos os alunos foram receptivos e atuantes fazendo parte do processo.

Semone Garcia
A aula pode ser enriquecida com os vários recursos disponíveis na internet sendo um deles o material do TV Escola. A aula apresentada através do data show aos alunos do Prè-Vestibular na disciplina de História com o conteúdo Chegada da Família Real no Brasil foi bastante satisfatória. Os recursos nos auxiliam e conseguem prender a atenção do aluno. Diante do material apresentado os alunos demonstraram interessados e fizeram questionamentos. Estavam todos atentos as informações repassadas.
Posteriormente os alunos exploraram o material através da resolução das atividades.